Print Friendly and PDF

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Método Paulo Freire

TRABALHANDO COM A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS


RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO (Paulo Freire).



Método Paulo Freire: alfabetização pela conscientização
Foto retirada do site: Wikipédia


O Método Paulo Freire consiste numa proposta para a alfabetização de adultos desenvolvida pelo educador, o método nasceu em 1962 quando Freire era diretor do Departamento de Extensões Culturais da Universidade do Recife onde formou um grupo para testar o método na cidade de Angicos, RN onde alfabetizou 300 cortadores de cana em apenas 45 dias, Freire criticava o sistema tradicional, o qual utilizava a cartilha como ferramenta central da didática para o ensinar da leitura e da escrita. As cartilhas ensinavam pelo método da repetição de palavras soltas ou de frases criadas de forma forçosa, que comumente se denomina como linguagem de cartilha, por exemplo “Eva viu a uva”, “o boi baba”, “a ave voa”, dentre outros.
“Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.”(Paulo freire)
 O método propõe a identificação das palavras-chave do vocabulário dos alunos - as chamadas palavras geradoras. Elas devem sugerir situações de vida comuns e significativas para os integrantes da comunidade em que se atua, como por exemplo, "tijolo" para os operários da construção civil.  Diante dos alunos, o professor mostrará lado a lado a palavra e a representação visual do objeto que ela designa. Os mecanismos de linguagem serão estudados depois do desdobramento em sílabas das palavras geradoras. O conjunto das palavras geradoras deve conter as diferentes possibilidades silábicas e permitir o estudo de todas as situações que possam ocorrer durante a leitura e a escrita.
"Em sala de aula, os dois lados aprenderão junto, um com o outro - e para isso é necessário que as relações sejam afetivas e democráticas, garantindo a todos a possibilidade de se expressar. Uma das grandes inovações da pedagogia freireana é considerar que o sujeito da criação cultural não é individual, mas coletivo".(ROMÃO, José Eustáquio, Revista Nova Escola p.2)
A valorização da cultura do aluno é a chave para o processo de conscientização preconizado por Paulo Freire, ele propôs o que chamou de Temas Geradores, onde o educador e educando em sala de aula aprendem juntos, a diversidade pode contribuir para o dinamismo da aula, para o despertar do interesse, da atenção e do envolvimento, garantindo a todos a possibilidade de se expressar sobre aspectos da realidade, mantendo uma ligação com o universo conhecido deles, impulsionando-os para novas descobertas, pois aprendemos melhor aquilo que temos interesse em conhecer. Os Temas Geradores ajuda a organizar o trabalho de sala de aula porque possibilita uma aprendizagem significativa.

 “Os conteúdos de ensino são resultados de uma metodologia dialógica. Cada pessoa, cada grupo envolvido na ação pedagógica dispõe em si próprio, ainda que de forma rudimentar, dos conteúdos necessários dos quais se parte. O importante não é transmitir conteúdos específicos, mas despertar uma nova forma de relação com a experiência vivida. A transmissão de conteúdos estruturados fora do contexto social do educando é considerada “invasão cultural” ou “depósito de informações” porque não emerge do saber popular".

A proposta de Freire parte do estudo da realidade que é a fala do educando, e a organização do dado que é a fala do educador, surgindo os Temas Geradores da problematização da prática de vida dos educandos e os conteúdos de ensino que são resultados de uma metodologia dialógica.

"Uma das grandes inovações da pedagogia freireana é considerar que o sujeito da criação cultural não é individual, mas coletivo". (ROMÃO, José Eustáquio, Revista Nova Escola p.2)

Etapas do método

  1. Etapa de Investigação: busca conjunta entre professor e aluno das palavras e temas mais significativos da vida do aluno, dentro de seu universo vocabular e da comunidade onde ele vive.
  2. Etapa de Tematização: momento da tomada de consciência do mundo, através da análise dos significados sociais dos temas e palavras.
  3. Etapa de Problematização: etapa em que o professor desafia e inspira o aluno a superar a visão mágica e acrítica do mundo, para uma postura conscientizada.
As fases de aplicação do método

Freire propõe a aplicação de seu método nas cinco fases seguintes:
  • 1ª fase: Levantamento do universo vocabular do grupo. Nessa fase ocorrem as interações de aproximação e conhecimento mútuo, bem como a anotação das palavras da linguagem dos membros do grupo, respeitando seu linguajar típico.
  • 2ª fase: Escolha das palavras selecionadas, seguindo os critérios de riqueza fonética, dificuldades fonéticas - numa seqüência gradativa das mais simples para as mais complexas, do comprometimento pragmático da palavra na realidade social, cultural, política do grupo e/ou sua comunidade.
  • 3ª fase: Criação de situações existenciais características do grupo. Trata-se de situações inseridas na realidade local, que devem ser discutidas com o intuito de abrir perspectivas para a análise crítica consciente de problemas locais, regionais e nacionais.
  • 4ª fase: Criação das fichas-roteiro que funcionam como roteiro para os debates, as quais deverão servir como subsídios, sem no entanto seguir uma prescrição rígida.
  • 5ª fase: Criação de fichas de palavras para a decomposição das famílias fonéticas correspondentes às palavras geradoras.

O trabalho com o tema gerador na EJA fase I, possibilita a interdisciplinaridade integrando as disciplinas Língua Portuguesa, Matemática, e Estudo da Sociedade e Natureza, desenvolvendo temas que estejam relacionados com o dia-a-dia dos educandos, partindo de sua realidade e valorizando a sua vivência, através de músicas, poemas, textos informativos e reflexivos, além de facilitar a assimilação dos conteúdos, favorece a integração do grupo.

COLOCANDO EM PRÁTICA
Trabalhando com tema gerador em sala multisseriada- 1ª a 4ª etapa: 
Exemplos: 
Sugestão de Atividades: Tema Gerador FAMÍLIA (minha realidade)
Marcadores: oficina de capacitação EJA 2012
Sugestão de Atividades: Palavra Geradora VIDA ( Valéria Souto)

Ver também fontes pesquisadas:

BRASIL ALFABETIZADO: experiências de avaliação dos parceiros, disponível em: http://pt.pdfsb.com/readonline/596c684865517830566e4a344458316855513d3d-1286946. Acessado em 13/11/2012

MÉTODO PAULO FREIRE, disponível em:


Paulo Freire, o mentor da educação para a consciência, disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/mentor-educacao-consciencia-423220.shtml?page=1. Acessado em 13/11/2012


Paulo Freire, Vida e obra. Disponível em: http://www.educacaonaescola.com.br/paulo-freire/. Acessado em 10/10/2012

Paulo Freire, Relação Professor Aluno, vídeo disponível em:
http://youtu.be/-NQzQlPrQwQ. Acessado em 10/10/2012

23 comentários:

  1. Parabéns pelo seu blog e obrigada pela sua atenção...retribuirei todas as visitinhas Bjos !!!

    ResponderExcluir
  2. OLÁ MINHA LINDA!! VI SEU BLOG NO AGENDA DOS BLOGS E VIM CONHECER. TAMBÉM TRABALHO COM ENSINO PORÉM ENSINO BÍBLICO, ENSINO CRISTÃO. AMO ENSINAR E CREIO QUE NÃO É SÓ PASSAR CONHECIMENTO. NÃO ENSINAMOS PARA ENCHER DE INFORMAÇÕES, ENSINAMOS PARA TRANSFORMAR VIDAS!!!
    PAULO FREIRE É UM EXEMPLO DE PEDAGOGO QUE DEVEMOS SEGUIR.

    QUERIDA, TENHO UM GRUPO DE DIVULGAÇÃO DE BLOGS CHAMADO ENTRE BLOGS, SE QUISER PARTICIPAR É SÓ ACESSAR MEU BLOG E SE INSREVER.
    BJUUUSSS
    CRIS

    ResponderExcluir
  3. Já visitei o seu Blog...estou te seguindo, já fiz a inscrição no seu grupo de divulgação e trouxe o seu banner comigo....Parabéns pela sua dedicação. Bjos !!!

    ResponderExcluir
  4. Oi querida, obrigada pela visita.
    já estou te seguindo.
    Bju

    ResponderExcluir
  5. Excelente reflexão. Parabéns pelo trabalho!!!

    ResponderExcluir
  6. Coloquei seu banner na área de parceiros do meu blog. Se quiser fazer o mesmo com o meu fique a vontade.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Olá Cristiane, gostei muito do conteúdo da sua pagina,instrutivo e relevante.

    ResponderExcluir
  8. Olá Cristiane gostei muito do conteúdo do seu blog.
    Muito interessante já estou seguindo venho através do entre blogs.
    Abraços
    Vanessa
    www.naturebalife.com

    ResponderExcluir
  9. ola! seu artigo me ajudou muito em um trabalho para minha faculdade. :) obg!

    ResponderExcluir
  10. Vanessa e Larissa serão sempre bem vindas ao meu espaço.Bjos

    ResponderExcluir
  11. Olá. Gostei muito do seu blog. Sou engenheiro, tenho 52 anos, mas a minha esposa não teve oportunidade de estudar na época certa. Ela, está com 53 anos e a pouco tempo atrás concluiu a 4ª série estudando no EJA, mas hoje ela tem muita dificuldade de ler e principalmente de escrever. Moro aqui em Moreira Cesar/Pindamonhangaba e gostaria de receber de voce orientação acerca do que ela poderia fazer para aprender realmente. Ela tem muita força de vontade e tambem deseja muito uma orientação. Também gosto de escrever, e tenho um blog, se quiser pode fazer críticas. O endereço é www.luisagria.blogspot.com.br. Mas, que fique claro que o meu objetivo principal é buscar orientação para a minha esposa e não divulgar o meu blog. Obrigado desde já e muito sucesso.

    ResponderExcluir
  12. É um enorme prazer está visitando seu blog,ele é muito interessante, com certeza me ajudou em minhas pesquisas, um grande abraço.....

    ResponderExcluir
  13. É muito interessante seu blog, com certeza irá me ajudar em minhas pesquisas, um grande abraço...

    ResponderExcluir
  14. Parabéns! Seu blog é muito legal! Que JESUS te abençoe e guarde!

    ResponderExcluir
  15. Oi, professora Cris! Meu nome é Adriana e trabalho na educação infantil( 0 a 3 anos )aqui em Jundiaí. Também trabalho no Brasil Alfabetizado à noite. É minha primeira experiência com EJA e estou adorando, mas tenho tido um pouco de dificuldade, dúvidas e até insegurança quanto ao resultado do meu trabalho. Por isso estou sempre pesquisando novas alternativas e utilizações . Agradeço a Deus por ter pessoas como você que compartilham com amor seu trabalho e nos dão direção certa para seguir de encontro a resultados. Tudo de bom e continue dividindo as bençãos com seu público!!!

    ResponderExcluir
  16. Olá! Estou fazendo um trabalho da faculdade sobre educação de jovens e adultos e gostaria de saber se vc pode me dar um depoimento sobre como é atuar nessa área. Se puder participar, pelo que me contacte pelo e mail.
    fevalente82@yahoo.com.br
    Entrego o trabalho na segunda.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  17. Olá! Ontem fui surpreendida por um auxiliar de pedreiro da minha vizinha. Ela é professora de Língua Portuguesa (aposentada),escritora. Numa conversa informal, ela me disse que o auxiliar a pediu que o alfabetizasse, pois este era seu maior sonho. Por não ter experiência com alfabetização, disse a ele que sabia quem poderia realizar este sonho.Disse ela:Minha vizinha é Pedagoga, atualmente, aposentada, trabalhou em salas multisseriadas, educação infantil. anos iniciais do E.Fund., apoio pedagógico,professora no Curso Normal, direção na Rede Estadual ( experiência com PAV e EJA). Nem precisou me pedir, eu ofereci, claro! Optei por alfabetizá-lo no Método Paulo Freire. Começaremos, amanhã.Quando aposentei, passei todo o material para uma escola. Cá estou eu, recorrendo à tecnologia e, me deparo com seu Blog, que é um sucesso. Parabéns! Conto com seu apoio e dos visitantes para realização deste sonho. Obrigada! Que Deus continue te abençoando! Meu email..deneves@gmail.com
    Abraço

    ResponderExcluir
  18. como posso trabalhar com o método Paulo Freire?

    ResponderExcluir
  19. Parabéns!!gostei muito do seu blog, sei que vai me ajudar muito ,obrigada.DEUS o abençoe cada vez mais, bjs.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!
Obrigada pela visita - Cristiane Reis