Print Friendly and PDF

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

TRABALHANDO COM A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS



 O QUE A ESCOLA REPRESENTA PARA OS JOVENS E ADULTOS
Ao pensar sobre quem é o aluno ou a aluna da EJA, é importante que nos perguntemos: O que a escola representa para eles? Partindo do que nos mostra a realidade podemos pensar a escola sob diferentes perspectivas: a escola como espaço de sociabilidade, de transformação social, a escola como espaço de construção do conhecimento.

ATIVIDADES QUE AJUDAM A CONHECER COMO ALUNAS E ALUNOS PENSAM A ESCRITA



CARTÕES PARA LEITURA
As atividades sugeridas ajudam o(a) professor(a) a conhecer alguns dos conhecimentos que o(a) aluno(a) traz consigo em relação à forma como a escrita se organiza. O objetivo da atividade é criar situações onde o (a) aluno (a) demonstra sua idéia de escrita através do que considera possível de ser lido.
Para esta atividade é preciso preparar uma série de, no mínimo, 10 cartões com: palavras reais com número variado de letras (2,3,4, mais que 5), escritas com letras repetidas, com letras não convencionais ou de outros alfabetos, símbolos ou sinais não verbais.



A atividade consiste em:
a) separar os cartões em “o que dá para ler” e “o que não dá para ser lido”;
b) Explicar o motivo de cada classificação.
Esta é uma forma simples de conhecer:
- a familiaridade com a escrita (o que é letra, o que não é);
- o que é considerado básico para um grupo de letras ter sentido (a variedade das letras, a necessidade de um número mínimo de letras para poder dizer alguma coisa, e outras particularidades mais...  (caderno 1 - P.42-43)

O RECONHECIMENTO DAS MARCAS, DOS RÓTULOS
Mesmo não se tratando de uma leitura convencional esta atividade indica a relação entre o(a) aluno(a) e a escrita presente em sua volta. Para ser significativa esta atividade é importante que o (a) professor (a) monte um quadro com palavras presentes no lugar onde os alunos se encontram: nas ruas por onde andam, nos mercados, farmácias, lojas onde compram, nas revistas, jornais que folheiam, ou ainda objetos ou produtos que têm em casa...
Depois é só pedir que aponte os nomes que ele conhece dizendo o que está escrito.
O(a) professor(a) anota as respostas.O conjunto delas, dará a ele, referências relativas a observação, interesse e reconhecimento de palavras ou logomarcas conhecidas, quando fora dos seus contextos ...




A ESCOLA COMO ESPAÇO DE CONHECIMENTO ESPECIALMENTE DA ALFABETIZAÇÃO

O conhecimento ocupa parte considerável do trabalho que a escola realiza; o encontro entre alunos e seus professores e o diálogo que estabelecem são, por essência, atos de conhecer. Um conhecimento se caracteriza pelo conjunto de saberes produzidos pelos homens em sua busca incessante de explicar o mundo e a si mesmos. Um conjunto que poderíamos comparar à confecção de um tecido, no qual os fios formam tramas e estas os tecidos, de modo que todos estão inter-relacionados; um tecido construído social e individualmente.

“... um adulto pode ser analfabeto, porque marginalizado social e economicamente, mas, se vive em um meio em que a leitura e a escrita têm presença forte, se se interessa em ouvir a leitura de jornais feita por um alfabetizado, se recebe cartas que outros lêem para ele, se dita cartas para que um alfabetizado as escreva (...) se pede a alguém que lhe leia avisos ou indicações afixados em algum lugar, esse analfabeto é, de certa forma, letrado, porque faz uso da escrita, envolve-se em práticas sociais de leitura e de escrita.”
Magda Soares


O domínio de um conhecimento não pode ser tratado, então, como uma competência individual e nem é possível falar de estruturas de pensamento superiores ou inferiores, melhores ou piores. Antes, as diferenças entre um e outro saber são apenas culturais.  (caderno 1 - P.35-36)
Caderno 1:Alunas e alunos da EJA 



4 comentários:

  1. Oi flor ,,,

    Faço parte da Agenda dos Blogs e também sou professora de educação infantil . Trabalhei durante 1 ano com jovens e adultos e foi tão compensador ,, muito rico ,,, e muita aprendizagem .
    Atualmente trabalho com educação infantil ,,,, ( 23 anos ) e é a minha paixão ,,, AMOOOO !
    Adorei seu cantinho , e os blogs de educação são tão importantes ,,,PARABÉNS PELO SEU TRABALHO .
    Também faço artesanato e tenho dois blogs ..e gostaria que visitasse os dois para conhecer o nosso trabalho na ed, infantil ...
    .
    Desejo muito sucesso sempre ...
    Bjokas ,,, Silvana
    http://srxlembrancinhas.blogspot.com
    http://educacaoinfantil2etapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei o seu espaço e já estou te seguindo.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o seu Blog, é muito criativo e informativo é para mim um exemplo do que pretendo seguir como educadora de Jovens e Adultos.
    Parabéns Cristiane por ter criado este espaço.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante!
Obrigada pela visita - Cristiane Reis