A BNCC propõe que a Alfabetização ocorra até o 2º ano do Ensino Fundamental, e no 3 º ano focar na ortografia.
Adequando para a realidade da EJA, a alfabetização deverá ocorrer até a 2ª etapa e na 3ª etapa trabalhar a Análise Linguística/Semiótica (Ortografização).
“O ano de escolaridade limite para uma pessoa aprender a ler e escrever foi uma das questões mais discutidas durante a elaboração da BNCC. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), que é a diretriz anterior, coloca como prazo-limite o 3º ano. A BNCC antecipou para o 2º ano e aponta que, no 3º ano, o processo continua com mais foco na ortografia.” (RICO- Nova Escola)
Importante destacar sobre o tempo escolar desta modalidade, ao utilizar o Currículo do Ensino Fundamental previsto na BNCC, deve observar que a temporalidade de ensino desse público é menor em relação ao ensino fundamental, portanto é necessário a organização do tempo e a quantificação na apresentação dos conteúdos.
Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nPFB7y5Zm9B9dWWetPTDyTpMhf6hZTTNAeMxKsM5AemMSeFy9RYf3JkAv7sw/bncc-documento-final.pdf. Acesso em 20/06/2021
SUGESTÃO DE LEITURA: NOVA ESCOLA
O QUE A BNCC PROPÕE PARA A ALFABETIZAÇÃO?
- Linguagem como forma de interação
- Alfabetização explícita
- Alfabetização em dois anos
- Campos de atuação como eixo estruturante
Acesse a Nova Escola no link abaixo:
Disponível em: https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/40/o-que-a-bncc-propoe-para-a-alfabetizacao. Acesso em 20/06/2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante!
Obrigada pela visita - Cristiane Reis