OS CINCO EIXOS ORGANIZADORES DO CONTEÚDO DE ENSINO RELIGIOSO
1. Culturas e Tradições Religiosas. Trabalhar não só uma Religião, mas sim todas as religiões existentes na humanidade.
2. Teologias – Todas as Religiões tem a crença em um ser superior.
2. Teologias – Todas as Religiões tem a crença em um ser superior.
3.Textos Sagrados – Mencionar para os alunos que todas as religiões da humanidade tem o seu próprio livro Sagrado. Ex. O Budismo – Tripitake, O Islamismo – Alcorão, O Judaísmo A Tora, que é o nosso Antigo Testamento de Nossa Bíblia.
4. Ritos – Os ritos são as práticas celebrativas das Tradições Religiosas. Devemos respeitar o diferente.
5. Ethos – É uma palavra de origem grego que significa caráter. São os costumes e maneiras de viver e conviver das pessoas.
DIRETRIZES
CURRICULARES DA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO
v CONTEÚDOS ESTRUTURANTES: (DCE-
P.37)
1. Paisagem Religiosa - A paisagem religiosa pode ser
constituída, predominantemente, por elementos naturais (astros; montanhas;
florestas; rios; grutas, etc.) ou por elementos arquitetônicos (templos;
cidades sagradas; monumentos, etc.) e está, essencialmente, carregada de um
valor Sagrado.
· O
que torna um lugar Sagrado é a identificação e o valor atribuído a ele, ou
seja, onde ocorreram manifestações culturais religiosas. Assim, os Lugares
Sagrados são simbolicamente onde o Sagrado se manifesta. Destacam-se:
¾
Lugares
na natureza: rios, lagos, montanhas, grutas, cachoeiras, etc.;
¾
Lugares
construídos: templos, cidades sagradas, cemitérios, etc
2. Universo
Simbólico Religioso
- à apreensão conceitual através da razão, pela qual concebe-se o Sagrado pelos
seus predicados e reconhece-se a sua lógica simbólica. É entendido como sistema
simbólico e projeção cultural.
- A complexa
realidade que configura o Universo Simbólico Religioso tem como chave de
leitura as diferentes manifestações do Sagrado no coletivo, cujas
significações se sustentam em determinados símbolos religiosos que têm como função resgatar e representar
as experiências das manifestações religiosas.
3. Texto
Sagrado - à
tradição e à natureza do Sagrado enquanto fenômeno. Neste sentido é reconhecido
através das Escrituras Sagradas, das Tradições Orais Sagradas e dos Mitos.
- São ensinamentos Sagrados, transmitidos de forma oral ou escrita pelas diferentes culturas religiosas, como em cantos, narrativas, poemas, orações, pinturas rupestres, tatuagens, histórias da origem de cada povo contadas pelos mais velhos, escritas cuneiformes, hierógrifos egípcios, etc. Entre eles, destacam-se os textos grafados tal como o dos Vedas, o Velho e o Novo Testamento, o Torá, o Al Corão e também os textos Sagrados das tradições orais das culturas africana e indígena.
- Os conteúdos Estruturantes não devem ser abordados isoladamente, pois são referências que se relacionam intensamente, contribuem para a compreensão do objeto de estudo e orientam a definição dos conteúdos básicos e específicos de cada série. A relação do objeto de estudo com os conteúdos estruturantes pode ser apresentada conforme o seguinte esquema:
v CONTEÚDOS BÁSICOS: (DCE- P.60-65)
1. Organizações Religiosas
· Os fundadores e/ou
líderes religiosos;
· As estruturas
hierárquicas.
Entre os exemplos de
organizações religiosas mundiais e regionais e seus respectivos líderes estão:
o budismo (Sidarta Gautama), o cristianismo (Cristo), confucionismo (Confúcio),
o espiritismo (Allan Kardec), o taoísmo (Lao Tsé), etc.
• lugares na natureza: rios, lagos, montanhas,
grutas, cachoeiras, etc.;
• lugares construídos: templos, cidades sagradas,
cemitérios, etc.
3. Textos Sagrados orais ou escritos - São ensinamentos Sagrados, transmitidos de forma oral ou escrita pelas diferentes culturas religiosas, como em:
6.Festas Religiosas - Festas Religiosas são os eventos organizados pelos diferentes grupos religiosos, com objetivo da reatualização de um acontecimento primordial:
7. Ritos - Os ritos são um dos itens responsáveis pela construção dos espaços sagrados. Dentre as celebrações dos rituais nem todos possuem a mesma função. Destacam-se:
8. Vida e Morte - As religiões procuram dar explicações aos seus adeptos para a vida além da morte, as respostas elaboradas nas diversas tradições e manifestações religiosas e sua relação com o Sagrado podem ser trabalhadas sob as seguintes interpretações: o sentido da vida nas tradições e manifestações religiosas; a reencarnação: além da morte, ancestralidade, espíritos dos antepassados que se tornam presentes, e outras; ressurreição; apresentação da forma como cada cultura/organização religiosa encara a questão da morte e a maneira como lidam com o culto aos mortos, finados e dias especiais para tal relação.
Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/cadernos_pedagogicos/caderno_er.pdf
3. Textos Sagrados orais ou escritos - São ensinamentos Sagrados, transmitidos de forma oral ou escrita pelas diferentes culturas religiosas, como em:
- Cantos, narrativas, poemas, orações, pinturas rupestres, tatuagens, histórias da origem de cada povo contadas pelos mais velhos, escritas cuneiformes, hierógrifos egípcios, etc.
- Entre eles, destacam-se os textos grafados tal como o dos Vedas, o Velho e o Novo Testamento, o Torá, o Al Corão e também os textos Sagrados das tradições orais das culturas africana e indígena
4. Símbolos Religiosos
· Os
Símbolos Religiosos são linguagens que expressam sentidos, comunicam e exercem
papel relevante para a vida imaginativa e para a constituição das diferentes
religiões no mundo. Neste contexto, o símbolo é definido como qualquer coisa
que veicule uma concepção;
· Pode
ser uma palavra, um som, um gesto, um
ritual, um sonho, uma obra de arte, uma notação matemática, cores, textos e
outros que podem ser trabalhados conforme os seguintes aspectos: dos ritos; dos mitos; do cotidiano
5. Temporalidade Sagrada - Pode-se trabalhar a
Temporalidade Sagrada apresentando nas aulas de Ensino Religioso o evento da criação nas diversas tradições religiosas.
· Os calendários e seus tempos Sagrados
(nascimento do líder religioso, passagem de ano, datas de rituais, festas, dias
da semana, calendários religiosos).
· Entre os exemplos podemos citar o Natal (cristão), Kumba Mela (hinduísmo), Losar
(passagem do ano tibetano) e outros.
6.Festas Religiosas - Festas Religiosas são os eventos organizados pelos diferentes grupos religiosos, com objetivo da reatualização de um acontecimento primordial:
- confraternização, rememoração dos símbolos, períodos ou datas importantes. Entre eles, destacam-se: Peregrinações; Festas familiares; Festas nos templos; Datas comemorativas.
- Entre os exemplos a serem apontados, estão: Festa do Dente Sagrado (budista), Ramadã (islâmica), Kuarup (indígena), Festa de Iemanjá (afro-brasileira), Pessach (judaica), Natal (cristã).
7. Ritos - Os ritos são um dos itens responsáveis pela construção dos espaços sagrados. Dentre as celebrações dos rituais nem todos possuem a mesma função. Destacam-se:
• Os ritos de passagem;
• Os mortuários;
• Os propiciatórios, entre outros.
8. Vida e Morte - As religiões procuram dar explicações aos seus adeptos para a vida além da morte, as respostas elaboradas nas diversas tradições e manifestações religiosas e sua relação com o Sagrado podem ser trabalhadas sob as seguintes interpretações: o sentido da vida nas tradições e manifestações religiosas; a reencarnação: além da morte, ancestralidade, espíritos dos antepassados que se tornam presentes, e outras; ressurreição; apresentação da forma como cada cultura/organização religiosa encara a questão da morte e a maneira como lidam com o culto aos mortos, finados e dias especiais para tal relação.
v CONTEÚDOS ESPECÍFICOS:
CADERNO PEDAGÓGICO - O SAGRADO NO ENSINO RELIGIOSO
ORGANIZAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA
· UNIDADE I: RESPEITO À DIVERSIDADE RELIGIOSA
· UNIDADE II: LUGARES SAGRADOS
· UNIDADE III: TEXTOS ORAIS E ESCRITOS – SAGRADOS
· UNIDADE IV: ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS
· UNIDADE V: UNIVERSO SIMBÓLICO RELIGIOSO
· UNIDADE VI: RITOS
· UNIDADE VII: FESTAS RELIGIOSAS
· UNIDADE VIII: VIDA E MORTE
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS: Este caderno apresenta sugestões para trabalhar com cada unidade dos Conteúdos Básicos e dos Conteúdos Específicos.
Olá minha querida, venho da Agenda dos Blogs e gostei muito do seu cantinho. Já estou te seguindo e te convido para conhecer o http://profkathiabazoni.blogspot.com.br/ , e se gostar me siga também.
ResponderExcluirBeijos!!!
Parabéns pelo seu trabalho e pelo nosso dia!!!
Já fui conhecer o seu espaço e estou te seguindo.Bjos
ExcluirOlá Cris!
ResponderExcluirFeliz dia das Mulheres e PARABÉNS pelo seu blog está muito encantador e gosto muito de suas ricas postagens.Conte sempre comigo.Beijos!
Obrigada Rosangela, Será sempre bem vinda!!!Beijos...
ExcluirIrivan, já sou cadastrada no portal do professor, obrigada pela atenção!!!
ResponderExcluirO LIVRO DA VIDA
ResponderExcluir(ES.12)
(JB.6.45) – ESTÁ ESCRITO NOS PROFETAS: (IS.34.16) - BUSCAI NO LIVRO DO SENHOR E LEDE (ES.87.8) – AO ESPÍRITO DO NOSSO SANTO GUIA, NESTE MEU SER QUE É PREDESTINADO, RECOMPONDO ESSES CARACTERES, DESSA FORMA: (148 letras e 8 sinais)
(JB.19.28)- Depois, vendo Jesus que tudo já estava consumado para se cumprir a Escritura, disse: (1SM.12.3) – Eis-me aqui, (DN.9.24) – para dar fim aos pecados, para expiar a iniqüidade, para trazer a justiça eterna:(JB.8.25) – Que é que desde o princípio vos tenho dito? (LC.12.2) Nada há encoberto que não venha a ser revelado; e oculto que não venha a ser conhecido:(LE.3.1) – Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu; (2PE.3.4) porque desde que os pais dormiram, todas as cousas permanecem como desde o principio da criação:(AP.14.13) Então, ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: (BC.4.4) – Ditosos somos, ò Israel; porque as cousas que agradam à Deus nos são manifestas: (JS.1.8) – Não cesses de falar deste livro da lei, antes, medita nele dia e noite, pára que tenhais cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; (JB.13.15) – porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também: (LC.16.17) – E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til sequer da lei: (ÊX.3.6) – Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: (EC.24.32) – Tudo isto é o livro da vida, e o testemunho do Altíssimo, e o conhecimento da verdade: (IS.46.8) – Lembrai-vos disto e tende ânimo, tomai-o à sério, ó prevaricadores; (EC.28.7) – porque a corrupção e a morte estão a cair sobre aqueles que quebrantam os mandamentos do Senhor: – (IS.24.5) – Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores, porquanto transgridem as leis, violam os estatutos e quebram a aliança eterna: (SL.14.3)–Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; (SL.106.33)- pois foram rebeldes ao Espírito de Deus, e Moisés falou irrefletidamente: (RM.6.19) - Falo como Homem por causa da fraqueza da vossa carne: (LC.16.9) – E eu vos recomendo: Buscai n’A BIBLIOGÊNESE DE ISRAEL, o poder do saber viver sob a proteção de Deus; (RM.8.22) – porque sabemos que toda a criação, a um só tempo geme, e suporta angustias até agora:
ESCREVI ESSE RESUMO, AGINDO COMO UM DOS SANTOS PROFETAS, LENDO NOSSO CARATER, E CRIANDO O LIVRO QUE DÁ SENTIDO À SANTA VIDA, PELO SENHOR DEUS: ESSE SÁBIO PROFETA É CRISTO, E TEREIS PODER: (IL.148.8)
oa tarde! minha filha estuda na Escola Estadual Medalha Milagrosa e no ano de 2013 fez a matéria de Ensino Religioso e foi utilizado esse livro ( O Sagrado no Ensino Religioso), só que aconteceu que esse livro foi perdido e a escola quer a devolução do mesmo para nesse ano fornecer os livros didáticos da 8ª Serie.
ResponderExcluirGostaria de saber como faço pra adquirir outro já que não é vendido nas livrarias?
um abraço, desde já agradeço.
meu email é: aracy-munhos@hotmail.com