Print Friendly and PDF

domingo, 6 de novembro de 2011

PROJETO: LITERATURA INFANTIL

TEMA: Literatura Para Bebês

ASSUNTO: - Leitura Visual, Auditiva, Tátil e Gustativa (Livros Sensoriais)

INTRODUÇÃO: Segundo Ana Araújo e Silva: “o bebê desenvolve um processo de leitura quando se interessa pelos brinquedos, pelo livro, pela música, pela dança e por tudo aquilo que se oferece para o seu desenvolvimento e deve ser estimulado desde cedo (3 meses de idade). No início do trabalho, irá fixar o olhar na imagem do livro, mas logo tentará agarrá-lo e pôr na boca.Quando o bebê manuseia o livro, está percebendo se é liso, fofo ou áspero, esta é uma leitura tátil; ao olhar ou apontar, as figuras, as cenas, as cores, está lendo as imagens do livro, esta é a leitura visual ou de imagem; ao ouvir a voz, está realizando a leitura auditiva; ao pôr o objeto na boca, o bebê realiza uma leitura gustativa e tátil; ao cheirá-lo, está realizando uma leitura olfativa. (www.diariodacreche.org / Pesquisado em 7/11/2007)   

Nas sociedades letradas, as crianças, desde os primeiros meses, estão em permanente contato com a linguagem escrita. É por meio desse contato diversificado em seu ambiente social que as crianças descobrem o aspecto funcional da comunicação escrita, desenvolvendo interesse e curiosidade por essa linguagem. (RCNEI – pág. 131)

Objetivos:
  • Estimular a linguagem oral;
  • Desenvolver a percepção visual, auditiva e tátil;  (estimulação sensorial)
  •  Interessar-se pela leitura de histórias; 
  •  Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio do contato cotidiano com livros, revistas, etc; (RCNEI – pág. 131)

      Desenvolvimento das Atividades / Procedimentos
      Linguagem e literatura:
            Exploração de livros de pano ou plástico ricos em cores e textura;
            Expressar pela fala, ou outras formas de comunicação e expressão artística, suas experiências pessoais,
                  Descrição de objetos, fatos e suas relações.
            Uso prazeroso da linguagem: ouvir histórias e versinhos, fazer histórias e rimas. 
       (RCNEI – Educação Infantil - Saberes e práticas da inclusão;vol.2 - pág. 16)

      O primeiro contato da criança com um texto é feito em geral oralmente pela voz da mãe e do pai contando contos de fada, histórias inventadas ou reais, tendo gente ou bichos como personagens. Ler histórias para as crianças é suscitar o imaginário, é ter a curiosidade respondida em relação a tantas perguntas, e encontrar outras idéias para solucionar questões. É estimular para desenhar, musicar, teatralizar e brincar." 
       (RCNEI – Educação Infantil - Saberes e práticas da inclusão, vol. 2 - pág. 36  )


       LIVROS SENSORIAIS - Cores e texturas diversificadas




      5 comentários:

      1. Bom dia Cristiane Reis,

        Parabéns pelo seu lindo trabalho.
        adorei os livros sensoriais.
        Que idéia legal!

        beijos
        Johanna

        ResponderExcluir
      2. Adorei...faz pra vender?

        ResponderExcluir
      3. Achei maravilhoso.Parabéns pelo seu lindo trabalho! Continue sempre postando e nos ajudando. Beijos.Ângela

        ResponderExcluir

      Seu comentário é muito importante!
      Obrigada pela visita - Cristiane Reis