TEMA 1: PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
ASSUNTO: ANIMAIS EM EXTINÇÃO
FILME: RIO
A ararinha-azul, principal personagem da história, é um animal silvestre da fauna brasileira em extinção.
TURMA: 3º ano
PERÍODO: vespertino
PROFESSORA: Cristiane Reis
AUXILIARES: Rubiane dos Reis e Lucas Henrique
DISCIPLINAS INTEGRADAS: Língua Portuguesa, Ciências e Arte
CONFECÇÃO DO LIVRO COM ALUNOS DO 3º ANO DA ESCOLA FÁBIO HENRIQUE
- INTERCÂMBIO DE ATIVIDADES COM OS ALUNOS DA ESCOLARIDADE -B DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
INTRODUÇÃO
O mundo globalizado vive a era do domínio das novas tecnologias que surgem a cada dia. Neste contexto, é necessário que ocorra avanços no ensino adaptando-se às novas linguagens e outras formas de conhecimento. [...]
Filmes são excelentes linguagens e para compreendê-los é preciso muito mais do que assisti-los: é preciso refletir sobre eles. Eles agem diretamente na sensibilidade das pessoas, portanto sua utilização traz uma resposta imediata e acessível. É importante discutir principalmente quando o filme aborda temas de relevância que podem resultar em mudanças atitudinais no dia-a-dia da criança.”
(Cybele Meyer)
As tecnologias em sala aula fornecem recursos eficazes para atender e motivar o educando, são mediadoras para o conhecimento do mundo possibilitando a compreensão da realidade e o desenvolvimento de suas potencialidades, habilidades e atitudes.
LIVRO ANIMAIS EM EXTINÇÃO
PESQUISA REALIZADA PELO ALUNO NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
PARTE I
EXPLORANDO A HISTÓRIA DO FILME
EXPLORANDO A HISTÓRIA DO FILME
- Interpretação através de ilustração;
PARTE II
PESQUISAS SOBRE OS PRINCIPAIS PERSONAGENS DA HISTÓRIA
PESQUISAS SOBRE OS PRINCIPAIS PERSONAGENS DA HISTÓRIA
PESQUISA REALIZADA PELA ALUNA NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
PARTE III
IDENTIFICANDO AS AVES
Intercâmbio de atividades com a Escola de Educação Especial
CULMINÂNCIA DO PROJETO
DIA 25/11/2011
- Visita a escola de Educação Especial de Apucarana no período matutino;
Apresentação do trabalho aos docentes e discentes da escola Municipal Fábio Henrique da Silva, no periodo vespertino;
- Exposição das etapas realizadas através de mural
- Apresentação do livro original (manuscrito/desenhos) e o livro editado;
- Videoclipe com as fotos das atividades realizadas na execução do trabalho.
- Fotos e videoclipe do projeto no blog da escola:
ACESSE: http://www.escolafabiohenrique.blogspot.com/2011_11_01_archive.html
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
TEMA 2: Valores para Conviver
ASSUNTOS: Amizade, Amor, Cooperação, Espírito De Equipe, Solidariedade, Respeito Ao Idoso, Aceitar o Diferente
FILME: Dinossauro
TURMA: Escolaridade
PERÍODO: Matutino
PROFESSORA: Cristiane Reis
AUXILIAR: Daniélle
DISCIPLINAS INTEGRADAS: Ensino Religioso, Língua Portuguesa, História e Arte
LIVRO VALORES PARA CONVIVER
POEMAS
Montagem das capas dos " GIBIS " (intercâmbio de atividades com a Escola Fábio Henrique)
INTERPRETAÇÃO DA HISTÓRIA DO FILME (noção espaço-tempo - começo/meio/fim)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ENCERRAMENTO DO PROJETO
Objetivos das atividades:
- Promover uma confraternização, onde todos façam parte da história narrada, enfatizando a generosidade e o partilhar;
- Explorar a imaginação, estimulando uma interação com o grupo, fazendo parte do enredo, sentindo personagem da história;
- Avaliação dinâmica dos conteúdos trabalhados em Ensino Religioso no decorrer projeto “Valores para Conviver”;
DIA: 30/11/2011
Escola Municipal Fábio Henrique da Silva - período vespertino
LEITURA DRAMATIZADA "OS QUATRO TRONOS”
- Ambientação: música ambiente e preparação de cenário pela professora, recepcionar os alunos na porta da sala, cumprimentando com o abraço da PAZ;
Os quatro tronos a espera dos soberanos;
Quatro mesas enfeitadas para os educandos, cada uma representa um reino;
DRAMATIZAÇÃO: (professores)
- Ambientação: a professora faz suspense e diz que sairá da sala para buscar um visitante muito importante, enquanto isso coloca (CD) com a história do chapeuzinho vermelho; (após algum tempo a professora volta fantasiada de chapeuzinho vermelho).
"CHAPEUZINHO VERMELHO X A VERSÃO DO LOBO MAL”
(adaptação da história de Chapeuzinho Vermelho)
Resumo: Chapeuzinho passeia entre os reinos, até que aparece o lobo mal e rouba a cesta de doces, ela vai atrás do lobo, mas ele não devolve a cesta, mas dá para ela uma sacola vermelha com roupas da vovó, Chapeuzinho fica desesperada, e pergunta a todos os reinos se viram sua avó, todos afirmam que o lobo deve ter comido sua avó,aparece um caçador e Chapeuzinho pede ajuda, o caçador vai falar com o lobo, logo depois volta com o lobo e a cesta de doces, então o lobo conta a sua versão da história:
Moral da história: Não devemos julgar as pessoas pelas aparências, pois corremos o risco de nunca conhecê-las verdadeiramente.
“... porque o homem vê as aparências, e o Senhor vê o coração".
(1samuel 16, 7)
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
DIA: 06/12/2011
Escola de Educação Especial de Apucarana - período matutino
TEATRO "OS QUATRO TRONOS”
(adaptação da história dos Quatro Soberanos (livro valores de A a Z- manual do professor página - 15 )
- Ambientação: preparação de cenário pelos educandos, a professora e a auxiliar, apresentação para a turma da escolaridade B.
Os quatro tronos a espera dos quatro soberanos: Rainha Sabedoria / Rei Amor/ Rainha Paz / Rei felicidade;
Um tapete no meio da sala, para os visitantes, os soberanos estarão sentados entre a população (alunos);
(ver as fotos das atividades do projeto, acesse o link abaixo do blog da escola )
ACESSE: http://www.escolafabiohenrique.blogspot.com/2011_11_01_archive.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante!
Obrigada pela visita - Cristiane Reis