Print Friendly and PDF

sexta-feira, 3 de maio de 2013

A importância Rotina na Educação Infantil


Público Alvo: Docentes Da Educação Infantil


Berçário (4 a 12 meses) e Maternal I (1 a 2 anos): Dia 30 /07/12 – 8 às 12h e 13 às 17h horas
Maternal II (2 a 3 anos): Dia 31 /07/12 – 8 às 12h (com oficina) e 13 às 17 h (com oficina)

Assunto: Linguagem oral e comunicação

Oficina 4  Linguagem oral e comunicação:
 Confecção de materiais para estimulação da linguagem oral (pelas participantes)

                                        Teoria X prática
Assuntos:
  • Plano de aula Semanal e a organização da rotina
  • Avaliação formativa (continuação da oficina 3 de 26/01/2012 - Avaliação diagnóstica) 
  • Apresentação de vídeo com relatos de experiências: “as formas de Estimular a Oralidade” (momentos de rotina)
  •  Apresentação de plano de aula: Linguagem oral / Linguagem escrita
  •  Oficina Linguagem oral e comunicação
Plano de aula Semanal e a Organização da Rotina

Segundo o RCNEI (vol1, pág. 11), a educação infantil é considerada a primeira etapa da educação básica (titulo V, capitulo II, seção II, art,29), tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, destacando ainda a importância de incorporar de maneira INTEGRADA as funções de EDUCAR , CUIDAR e BRINCAR. Nesse contexto o educar significa propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada, favorecendo o desenvolvimento global da criança.

Plano de aula:Berçário





  • Apresentação de vídeo com relatos de experiências: “as formas de Estimular a Oralidade” (momentos de rotina) 

video   

  • Oficina Linguagem oral e comunicação: Confecção de materiais para estimulação da linguagem oral (pelas participantes) Fantoches dos animais em EVA – 
 *Materiais disponibilizados somente para as participantes  da Oficina 4 :(disponibilizado somente no espaço pedagógico dos CMEIs)
  • Apostila 4: Rotina semanal de Atividades para o Berçário e o Maternal, 
  • Moldes dos fantoches confeccionados na oficina;
  • Apostila 4d: Sugestões de Atividades de Psicomotricidade (0 a 3 anos);