Print Friendly and PDF

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

OSCAR DO PROFESSOR 2011

Educador Destaque  EJA 2011 
Premiação do "Projeto Fazendo Arte na EJA" 

Assunto: Oficina de Reciclagem 

Tema: Arte e Sustentabilidade

Professora Responsável: Cristiane Reis







Oficina de Reciclagem
Objetivo: confeccionar peças artesanais para a venda na “comunidade escolar” e na
Festa da Primavera”
Ação: Interação com toda comunidade escolar 
Participantes: Educandos da EJA fase I - período Noturno e alunos do 3º e 4º ano do período vespertino
Aplicação: 1º e 2º semestre de 2011 – sendo realizada nas sextas-feiras
Professora responsável: Cristiane Reis

Artesanatos com caixas tetra park , tambores e caixas de papelão 
 




Organizando a Barraca de Artesanato no dia da  Festa da Primavera” -  11/09/2011



AGRADECIMENTOS...

A TODOS OS EDUCANDOS DA EJA FASE-I QUE ACREDITAM NO MEU TRABALHO E POSSIBILITA O MEU SONHO TORNAR-SE REALIDADE. 


A COMUNIDADE ESCOLAR PELA PARCERIA, COOPERAÇÃO E APOIO AO PROJETO, A COLABORAÇÃO DE CADA UM, FEZ A DIFERENÇA.


ESTE TROFÉU É NOSSO....   MUITO OBRIGADA!!! 


QUE DEUS ILUMINE NOSSA CAMINHADA!!!
Professora Cristiane Reis


“Um sonho sonhado sozinho é um sonho. um sonho sonhado junto é realidade”

(Raul Seixas)


Desenvolvimento do projeto ver blog da escola Fábio Henrique disponível em:





domingo, 6 de novembro de 2011

PROJETO: LITERATURA INFANTIL

TEMA: Literatura Para Bebês

ASSUNTO: - Leitura Visual, Auditiva, Tátil e Gustativa (Livros Sensoriais)

INTRODUÇÃO: Segundo Ana Araújo e Silva: “o bebê desenvolve um processo de leitura quando se interessa pelos brinquedos, pelo livro, pela música, pela dança e por tudo aquilo que se oferece para o seu desenvolvimento e deve ser estimulado desde cedo (3 meses de idade). No início do trabalho, irá fixar o olhar na imagem do livro, mas logo tentará agarrá-lo e pôr na boca.Quando o bebê manuseia o livro, está percebendo se é liso, fofo ou áspero, esta é uma leitura tátil; ao olhar ou apontar, as figuras, as cenas, as cores, está lendo as imagens do livro, esta é a leitura visual ou de imagem; ao ouvir a voz, está realizando a leitura auditiva; ao pôr o objeto na boca, o bebê realiza uma leitura gustativa e tátil; ao cheirá-lo, está realizando uma leitura olfativa. (www.diariodacreche.org / Pesquisado em 7/11/2007)   

Nas sociedades letradas, as crianças, desde os primeiros meses, estão em permanente contato com a linguagem escrita. É por meio desse contato diversificado em seu ambiente social que as crianças descobrem o aspecto funcional da comunicação escrita, desenvolvendo interesse e curiosidade por essa linguagem. (RCNEI – pág. 131)

Objetivos:
  • Estimular a linguagem oral;
  • Desenvolver a percepção visual, auditiva e tátil;  (estimulação sensorial)
  •  Interessar-se pela leitura de histórias; 
  •  Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio do contato cotidiano com livros, revistas, etc; (RCNEI – pág. 131)

      Desenvolvimento das Atividades / Procedimentos
      Linguagem e literatura:
            Exploração de livros de pano ou plástico ricos em cores e textura;
            Expressar pela fala, ou outras formas de comunicação e expressão artística, suas experiências pessoais,
                  Descrição de objetos, fatos e suas relações.
            Uso prazeroso da linguagem: ouvir histórias e versinhos, fazer histórias e rimas. 
       (RCNEI – Educação Infantil - Saberes e práticas da inclusão;vol.2 - pág. 16)

      O primeiro contato da criança com um texto é feito em geral oralmente pela voz da mãe e do pai contando contos de fada, histórias inventadas ou reais, tendo gente ou bichos como personagens. Ler histórias para as crianças é suscitar o imaginário, é ter a curiosidade respondida em relação a tantas perguntas, e encontrar outras idéias para solucionar questões. É estimular para desenhar, musicar, teatralizar e brincar." 
       (RCNEI – Educação Infantil - Saberes e práticas da inclusão, vol. 2 - pág. 36  )


       LIVROS SENSORIAIS - Cores e texturas diversificadas